quarta-feira, junho 14, 2006

dia útil

parece que nessa semana fatou dia, faltou mais gol do brasil ...

dia sim dia não vou tentando fechar as malas e desatar os últimos nós antes do embarque, sábado, 21:42, eu, alzira, tt, lucina e marcelinho saindo de são paulo destino cuiabá, os outros procedem de outros destinos.

hoje fui à arycom buscar nosso "equipamento de contato" - o terminal via satélite - um modem do tamanho de um laptop, mais pesado talvez, com uma antena que se desdobra em três partes e se transforma numa placa um pouco maior que uma folha A3 com espessura de uns 3 cms; a antena deve ser direcionada para o satélite, na verdade 2 estarão disponíveis para nós: um a norte, sobre belém, e outro a leste, sobre a áfrica, tecnologia inmarsat.

é relativamente simples: primeiro conecta o cabo da antena no modem e liga o aparelho que pede uma senha, daí, é só procurar o sinal direcionando a antena para o satélite, assim que passar dos 540 tracinhos, OK, contato estabelecido. veja que não se trata de um aparelho móvel e sim de um aparelho portátil.

o modem liga no computador e então é quase como se a gente estivesse em casa, não tem segredo e estamos conectados, podemos mandar emails, fotos, notícias frescas e úmidas diretamente dos rios do pantanal.

tudo muito maluco e contraditório, assim como sair dessa cidade seca e poluída e cair pr'oeste, lá pras terras onde o sol se põe, onde a lesma gosma; o centro da américa do sul, antigo mar do mais antigo mar de outras eras, hoje mar doce rio do pântano.

por lá quase não há variação de altitude, o que varia é o rio que cheia e vaza todos os anos, demonstrando a estação, movendo gado e formigas.

penso que o brasil é maior que ele mesmo, tão grande que não se reconhece, tão distante que não se percorre, rico nas diferenças culturais, pobre nas sociais; um país que pará e suspira junto: futebol !

agradeço ao pessoal da arycom: olívia, vietti, felipe e danni, pelo empréstimo do equipamento e, pela paciência em me ensinar a pilotar o terminal para que esse blog seja atualizado todos os dias durante a viagem.

agradeço ao andré gurgel que estará atualizando, durante toda a viagem, nossa rota no geobusca, colhendo os dados do gps e linkando com as fotos.

agradeço ao guto, meu querido companheiro de estrada, que dessa vez vai ficar por aqui, com as crianças, me ajudando na atualização do blog.

agradeço a alzira, a tetê, ao jerry e ao arnaldo que me deram a oportunidade de estar participando desse projeto, e ao arruda, que não vai, pela inspiração e pelo incentivo.

agradeço aos deuses todos, e, principalmente
agradeço a você, que estará por aqui, compartilhando, desejando e torcendo pelo nosso sucesso. é por você que qualquer esforço vale a pena.

viaje com a gente todos os dias ...
blog de bordo, na água até 9 de julho .

Um comentário:

Anônimo disse...

Viajando com vocês.
Só de ler esse "pré viagem" recebi um forte arrepio como se eu mesma estivesse participando dessa aventura que realmente deverá ser magnífica e repleta de ensinamentos de crescimento.
Viver a natureza sempre foi uma das minhas preferências e viver nela é sem dúvida alguma divino.
Estarei aqui participando, mesmo que seja de forma virtual, desse passeio-estudo que também gostaria de fazer.
Beijos Mil a todos e até sempre, Regina Helena